domingo, 5 de junho de 2011

PT-TAA O primeiro 767 do Brasil


Hoje vamos dar nossas homenagens ao 767-200 PT-TAA foi o primeiro 767 do Brasil introduzido em 1983 alguns meses depois do primeiro 767 comercial da United inclusive foi introduzido em 1982 foi apresentado em Congonhas pois o 767-200 que conseguiu pousar daquela pequena pista para seu porte, só pelo fato de esta quase esta vazio só assim para pousar em congonhas.

      Foi feito especialmente para a Transbrasil recebendo o prefixo de teste de N4574M e N8277V. Equipado com duas turbinas GE CF6-80.
        Enfim mesmo com prefixo estrangeiro abaixo da asa dava para ver seu verdadeiro PT-TAA o primeiro 767 do Brasil que entraria na companhia de Omar Fontana, que era o ,então presidente e fundador da TransBrasil o 767 era, mas destinado para apenas voos de médio alcance, apenas  anos a frente a Boeing iria construir um 767-300 com maior alcance.


    Este 767 sempre sobreviveu os altos e baixos da Transbrasil e sempre acompanhou a vinda dos seus irmãos mas novos os 767-200ER e 767-300ER o PT-TAA por sua vez operarou por tanto tempo na Tranbrasil, tanto tempo em apenas uma companhia, era praticamente um PP-SMA porque foi o primeiro modelo de uma nova linha da aeronaves e também operou tanto tempo em uma só companhia, mas, a diferencia entre eles e que o PP-SMA foi abandonado por pura negligencia de manutenção  devido na minha opinião  o ex-presidente da Vasp Wagner Canhedo Azevedo que pra mim deveria ir para cadeia por falir a VASP risos. 
  
  Depois de algumas crise sofridas pela Transbrasil que consequentemente fez que a Transbrasil cancelar se pedido do seu primeiro 777  Por causa de falta de dinheiro. inclusive curiosidade a Transbrasil seria a lançadora do 757 no brasil mas acabou cancelando.  logo depois em 1998 Omar Fontana se afastou por problemas médicos que começarão a se agravar cada vez mais, depois de seu afastamento sua companhia tentava sobreviver quando veio a triste noticia em 8 de dezembro de 2000 Omar Fontana falece  de parada cardíaca em sua casa no bairro do Pacaembu em São Paulo.
   Transbrasil logo ganhou um novo presidente por isso veio à nova marca, mas não durou muito tempo em 3 de dezembro de 2001 a companhia faliu 362 dias depois de Omar falecer.

  depois da morte de Omar Fontana ,que morreu junto a sua companhia.  nunca mas serão esquecidos em nossos corações pois foram grandes símbolos de batalha. o PT-TAA foi abandonado em brasília sede da companhia no hangar da companhia. 





 
    O PT-TAA foi um dos únicos aviões que não conseguirão compradores, os velhos e ultrapassados 767-200 já não interessavam as grandes companhias, embora os outros 767 conseguirão sobreviver. Os primeiros 767 que começaram a ser desativados pelo fato de serem economicamente inviáveis de voar ainda mais na crise do setor aéreo por influencia dos atentados de 11 de setembro de 2001.
    O PT-TAA foi desativado em frente do hangar da Transbrasil junto a seus irmãos PT-TAC E PT-TAB já sem as turbinas vendidas (já que as turbinas represem tão grande parte do valor do avião) enferrujando. Em poucos anos depois foi decretada a falência da Transbrasil em 2003, e decretando assim o fim de uma saudosa companhia que chegou ser pioneira a Transbrasil.



    Estas são as fotos atualizadas tiradas em 2010 mostrado a situação dos 767 da Transbrasil que em 2011 estão para serem removidas do aeroporto, mas eu digo a vocês que o PT-TAA deveria ir para um museu, pois foi o primeiro 767 do Brasil e que nossa saudosa Varig usou muito também. Hoje são apenas 2 767 pertencentes a Gol com a marca Varig, 3 767 ABSA e 3 767 da Tam incluindo o PT-MSU que foi desativado temporariamente.

    Vou dar um relato meu agora "nas duas vezes que fui a Brasilia eu vi os 767, na primeira eles estavam estacionados ainda em frente ao hangar da Transbrasil só deu para eu ver a cauda dos aviões ,mas, na segunda vez eu tinha vindo do Rio de Janeiro, estava um dia bem quente, eu iria embarcar no voo da Gol 1866 para manaus e na hora da decolagem eu vi os 767 tristemente abandonados no taxiway remoto fique triste ao ver este aviões desturbinados serem tratados como lixo" 

     Estes aviões se estivessem em museus sem duvida seriam pesas muito importantes em qualquer museu voltado a aviação, por serem muito importante na historia da aviação brasileira ,mas também, poderiam virar uma atração para população tipo cinema, restaurante por ai vai. é que as pessoais possam ver e admirar estes 767 porque o PT-TAA e seus irmãos merecem um futuro melhor claro :).

*atualizado devido aos muitos erros de português e falta de coerência agora deve ficar bem mais fácil de se compreender :).

*pode ainda haver alguns erros de português (me desculpem por isso)

*acrescentei algumas informações a mais ,no entanto, o texto ainda segue a cronologia de 2011


espero que tenham gostado :). ate a próxima!!!!!


imagens fonte: blog Lugares Esquecidos e Airliners



4 comentários:

  1. Gostei é verdade .... acho que faz parte da historia da aviação comercial Brasileira.. mas infelizmente em nosso pais não se dar o devido valor as coisas que marcaram gerações......Obrigado..
    Fernando/Belém

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  2. Gostei! Faltou apenas passar um corretor de texto.

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  3. Seria muito interessante termos voando a Panair, a Real Aerovias a Varig a Cruzeiro a Vasp, a Transbrasil,a BRA, parece utopia, um sonho impossível, mas se tivéssemos todas voando, teríamos oferta de preços e concorrência.

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  4. EMPRESA VASP AVIÃO CNPJ SURUJI BRASILIA AEROPORTO

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