sexta-feira, 17 de junho de 2011

O A300 da MTA Que Nunca Saiu Do Chão

 
     Hoje presto minhas homenagens ao A300 que iria operar na MTA, mas nunca se quer conseguiu fazer um voo pela companhia, e hoje esta esquecido. tudo começa em 22/12/1982 dois anos após ser lançado, e entregue com duas turbinas GE CF6-50C2 com a capacidade de passageiros de ate 270 e de serial 211, um  a300B4-200 para Eastern Airlines de prefixo N229EA. 
   
     O a300, por sinal, foi o primeiro o avião widebody (fuselagem larga) de dois motores da história da aviação, que ate então só conhecia o 747, e também o avião o primeiro da amada e odiada Airbus. O a300B4 veio depois do a300B2 a diferença entre os dois e que o B2 só tinha capacidade pra fazer voos domésticos já o B4 tinha a capacidade de fazer voos internacionais mas, de curto alcance ,
mesmo assim foi um enorme sucesso na época ate porque era a unica aeronave do tipo. 
    
    A Eastern Airlines utilizou no total de 35 aeronaves a300 B2 e B4, naquela época Eastern Airlines era uma da maiores companhias americana hoje falida (também pelo fato do voo 401 que pode ter contribuído para falência da companhia) o N229EA operou de 1982 ate o fim da companhia em 1991.
  apos 6 meses depois da falência da Eastern Airlines em 01/07/1991 o a300 foi entregue para a companhia americana Continental Airlines no prefixo N14973. Continental que tinha recém se reformulado e mudado a logo marca, onde permaneceu por 4 anos.
01/07/1995 exatamente quando iria fazer 4 anos na Continental,o a300 foi entregue a Taesa Airlines empresa Mexicana de baixo custo para fazer voos de passageiros no prefixo XA-SYG. o motivo da vinda foi, devido a crise econômica do México na época que forçou a empresa procurar aeronaves  relativamente velhas e baratas no mercado. O A300 operou entre Julho 1995 a Agosto 1996 no México.
Em 1996 com o prefixo N-862PA o A300 foi repassado para saudosa Pan Am. Fundada em 14 Março 1927 mesmo ano que a Varig, sendo umas das primeiras companhias aéreas do mundo, mas, cessou operações oficialmente em 1991. no caso, a marca Pan Am foi leiloada para uma empresa chamada Eclipse Holdings, onde só pode operar com registro da subsidiaria Pan Am Charters. A mesma tinha o foco em voos de baixo custo por isso trouxe alguns A300 mas empresa durou só ate 1998. 
Apos o fim de operaçoes da Pan Am Charters o A300 foi devolvido a P-G Avition e repassado a empresa aerea Air Alfa da Turquia no prefixo TC-ALU. a empresa operou com ele em voos charters para operadores turísticos onde, ficou em operação ente abril a setembro de 1998. inclusive o TC-ALU foi o unico prefixo fora do padrão N821SC desde que foi entregue a P-G Avition em 1998. 
  depois da Air Alfa o A300 N821SC foi entregue a empresa FSB onde foi convertido a cargueiro no fim de 1998. Já em 1999 começou a operar na Tradewinds Airlines, uma empresa de cargas aéreas Americana o a300 fez voos ate 2004.
  em 2004 o A300 N821SC foi introduzido na Air Macau Cargo da China. Sendo o primeiro A300F da companhia e também, por ironia, o primeiro a sair também, onde operou ate 2006.
08/03/2006 o A300 N821SC começou a ré-operar na Tradewinds airlines, mas, com a reformulação da companhia devido a diminuição da demanda e o alto custo de manutenção tornaram insustentável ter um A300 em sua frota. acabou voando na companhia ate 2010.
      Finalmente em 10/07/2010 o A300 N821SC chega em Lima -Peru para receber a marca da Master Top Airlines Cargo, apos isso, faz um voo translado ate o aeroporto do Galeão onde deveria aguarda a nacionalização, porem, com a descoberta do esquema dos contratos dos Correios, o A300 nunca teve oportunidade de voar em voos comerciais na MTA Cargo, onde ate hoje ele esta no pátio do Galeão parado e abandonado.
       Uma pena que essa linda aeronave pode nunca entrar em operação porque se fosse icorporado na frota seria o primeiro A300 cargueiro do brasil, mas, devido as dificuldades financeiras da companhia que atualmente só opera ou tenta operar com os velhos Dc-10-30F isso pode nunca acontecer. Bom atualmente a Mta esta tentando operar como pode ,outro dia, eu pude ver um DC-10 da MTA  muito sujo devido a falta de manutenção as fotos estão no meu outro blog fstudopro. A Rio empresa cargueira de Coritiba que esta gradativamente assumindo pelo menos em Manaus os voos da MTA substituindo o DC-10F por 727-200F.

espero que tenham gostado !!!!

*texto atualizado devido a muuuuitos erros de português, abreviações e falta de coerência. me desculpem por isso, na época eu nem me importava em fazer correções nos textos, mas relendo tudo isso não tive como ignorar, mesmo sendo um blog com poucas visitas, ainda sim e de um apaixonado por aviação então, mesmo que apenas uma pessoa veja isso eu sei que vai valer a pena. muito obrigado ate mais :)

*obs: pode ainda haver ainda alguns erros de português no texto (me perdoem por isso), mas pelo menos ta mas coerente que o um ultimo acreditem !!!.




2 comentários: